Segurança em Navegadores Mobile

Aos poucos estamos direcionando nossa vida online para aparelhos mobile, sejam smartphones ou tablets e esta conveniência tem um preço. O número de ataques a plataformas mobile tem crescido rapidamente,

Aos poucos estamos direcionando nossa vida online para aparelhos mobile, sejam smartphones ou tablets e esta conveniência tem um preço.

blog_title

O número de ataques a plataformas mobile tem crescido rapidamente, a maioria através de aplicativos contaminados ou daninhos, e outra parte através dos navegadores de internet. Todos os sistemas operativos mobile são vulneráveis, especialmente Android. As agressões ao sistema operativo de Google cresceram um 162 por cento de 2011 a 2012.

Grande parte do problema está relacionada ao tamanho diminuto da tela, que dificulta que o usuário perceba  que está sendo redirecionado ou em comportamento de risco (o estudo analisou navegadores em 10 celulares e 2 tablets, revelando que 90 por cento dos mesmos era inseguro).

Muitos ataques a plataformas mobile acontecem através de aplicativos nocivos ou navegadores invadidos.

Esta insegurança vem à tona quando por alguma razão precisamos verificar a segurança de um site, por exemplo nos momentos de compras,  20 por cento das aquisições online são realizadas através de aparelhos mobile, um número alarmante.Não é fácil visualizar o ícone de cadeado que sinaliza sites seguros em navegadores mobile, isso se os usuários procurarem por ele, coisa que  maioria não faz, segundo estudo.

Então como você pode navegar com segurança na internet através de seu aparelho mobile?

  1. Use apps seguros. Aplicativos são comumente usados por malwares para atacar plataformas mobile e no instante em que  baixa um aplicativo daninho ou contaminado sua informação pessoal é colocada em risco. Sempre faça o download da versão mais recente e segura dos aplicativos, inclusive daqueles usados para navegar na rede, e não deixe de conferir atentamente as autorizações que habilita.
  2. Encontre o cadeado. Sempre que visitar uma página com informação sigilosa, que requeira informação pessoal ou financeira, certifique-se de que o símbolo do cadeado está no topo da página, indicando que o site está realmente seguindo o protocolo SSL  que codifica a informação, garantindo sua segurança. Se você não o encontra ou não o vê, provalmente seja melhor visitar o site desde seu laptop ou PC.
  3. Use segurança mobile. Atualmente os suítes de segurança não são somente para laptops ou desktops. Plataformas robustas como  Kaspersky Mobile Security, para aparelhos Android, bloqueiam site perigosos e protegem contras vírus mobile.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.