O problema crescente do Malware no Android

Os dispositivos Android são partes cada vez mais dominante do mercado global, mas também são cada vez mais afetados problemas de malware. Até agora, tem sido um ano particularmente difícil

Os dispositivos Android são partes cada vez mais dominante do mercado global, mas também são cada vez mais afetados problemas de malware. Até agora, tem sido um ano particularmente difícil para a reputação do Google Play, a loja de aplicativos para dispositivos baseados em Android. Em fevereiro, a empresa de segurança RiskIQ informou que o número de aplicativos na loja do Google Play quadruplicou entre 2011 e 2013.

Então, em abril um aplicativo falso de antivírus foi baixado por tantos usuários que o Google anuncio que ia reembolsar aos mais de 10 mil compradores que pagaram US $ 3,99 pelo aplicativo – que, felizmente, não tinha nada pior do que ser inútil, já que não era mais que um ícone que mudou de forma quando aproveitado.

O Android continua a aumentar o seu domínio do mercado de smartphones e tablets dos EUA e em outro países, com a plataforma do Google mantendo 52% do mercado de smartphones dos EUA em comparação ao 41% da Apple, segundo ComScore, e essa diferença é mais notável no mercado mundial – onde o Android possui 44% da cota de mercado do primeiro quatrimestre de 2014, comprando com o 10% da Apple. Além disso, os dispositivos Android compõem 62% do mercado de tablet dos EUA, enquanto aiOS registra 36%.

Mas, enquanto os valores de mercado do Android continuam crescendo, também cersce as críticas sobre os protocolos de segurança da empresa. Além dos problemas de segurança com os aplicativos autorizados por Google para venda na App Store, o relatório da empresa de segurança cibernética OPSWAT da semana passada sugeriu que cerca de um terço dos aplicativos disponíveis para venda em lojas de aplicativos de terceiros contêm malware. Isso levou o Google a aumentar os recursos de segurança Verity Apps em dispositivos Android, que agora digitalizará localmente os aplicativos de terceiros em todos os dispositivos do usuário (sempre que os usuários não optem por usá-lo, o mesmo será permitido fazer). Ah, e para quem isto é relevante, também tem uma desagradável peça de ransomware Android que está roubando muito dinheiro dos usuários internacionais de pornô. 

A conclusão é que os usuários do Android precisam ser extremamente cautelosos na forma como baixam aplicativos. É melhor não confiar em aplicativos de terceiros, e quaisquer que sejam aplicativos, os usuários devem verificar localmente o download através do recurso Verity Apps. Mas, além disso, os usuários do Android devem executa uma suíte de segurança móvel em seus aparelhos. Há muitas no mercado para os usuários escolherem – e, claro, a Kaspersky Lab tem o prazer de recomendar um aos usuários – mas dado o número crescente e a gravidade dos malwares em aplicativos e supostos sistemas de antivírus, os usuários não devem usar seus dispositivos Android sem uma dessas suítes de segurança de dispositivos móveis.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.