Escalando o Damavand

Todo mundo que já admirou o pôr do sol ao pé do Damavand diz nunca ter visto algo mais lindo. A beleza e a imensidão do Damavand são expressadas em

Todo mundo que já admirou o pôr do sol ao pé do Damavand diz nunca ter visto algo mais lindo. A beleza e a imensidão do Damavand são expressadas em números mitos e poemas. Mas na verdade a melhor maneira de apreciar o  pôr do sol é no topo do vulcão, e  Olga Rumyantseva fará isso!

damavand_title

Com o apoio de Kaspersky Lab, Olga escalará os vulcões mais altos de cada continente, ela já conquistou o Sidley e Kilimajaro agora é a vez do Damavand.

Olga viajará de Teerã, capital do Irã, cidade com esplendor herdado de uma antiga sociedade de um país com ricas tradições culturais e monumentos arquitetônicos. Mas os destaques turísticos não são o objetivo de Olga. Ela partiu para conquistar o cume mais alto da Ásia e um dos maiores vulcões do mundo: Damavand.

Olga Rumyantseva está determinada a conquistar o cume mais alto da Ásia e um dos maiores vulcões do mundo: Damavand.

Há quatro rotas, com diferentes níveis de dificuldade, para escalar o Damavand. Devido à sua forma, Damavand pode ser escalado a partir de qualquer lado por isso há dezenas de rotas para o cume. Perguntamos a Olga sobre o trajeto escolhido e seus planos para a escalada.

2012dam3

– Que rota você escolheu e porquê?

– Escolhi a mais fácil e mais bonita, a rota Sul, por questões de segurança.

– Qual é o planejamento da escalada?

– Chego a Teerã dia 17 de junho, dia 18 vou à aldeia Polur, situada no pé do Damavand e escalo até o abrigo que está a 4200 metros de altitude. Dia 19 de junho subo até o cume para então descer de volta a Teerã.

– É necessário ter algum tipo de treinamento especial para escalar o Damavand?

– Não, a rota é tecnicamente fácil, somente a altitude importa.

– Você vai visitar as famosas nascentes termais iranianas? 

– Claro, passarei por elas quando estiver de voltar a Teerã. Será a melhor maneira de relaxar e me recuperar depois da escalada.

– Você lembra de alguma história engraçada da sua escalada  anterior no Damavand?

– Histórias engraçadas sobre escaladas, hmmm…

Estávamos cobertos de neve quando o vulcão acordou e jogou rajadas de ar fedorento bem na nossa cara. Mas precisávamos chegar ao cume, não importava o quê! Divertido o suficiente? =)

Ainda bem que a volta foi tranquila: escorregamos de bunda na neve. Levou quase a metade do tempo.

– Alguma lembrança de outros aspectos de sua estadia anterior?

– Existem diferentes vagões no metro de Teerã: um para mulheres e outro para homens. Entramos no masculino e imediatamente os homens se levantaram para dar lugar. Eu comecei a dizer, “Não obrigada…” mas nosso guia disse: “Por favor sente-se. Eles ficarão de pé até que você o faça!”

 

Olga chegou ontem a Teerã e amanhã seguirá rumo Damavand. Desejamos boa sorte! Esperamos que ela conquiste o vulcão com segurança e compartilhe uma experiência positiva com a gente!

Faça as  viagens de seus sonhos também! Faça check in no Damavand e envie sua história!

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.