Cuidado com as Webcams!

Hackers não invadem computadores por razões econômicas unicamente. Alguns cibercriminosos simplesmente se divertem acedendo a câmeras, conversas privadas, ou fotografias dos usuários. Mulheres jovens e adolescentes são as principais vítimas

Hackers não invadem computadores por razões econômicas unicamente. Alguns cibercriminosos simplesmente se divertem acedendo a câmeras, conversas privadas, ou fotografias dos usuários. Mulheres jovens e adolescentes são as principais vítimas deste tipo de ataque.

Existem inúmeras aplicações, legais e ilegais, que permitem o acesso remoto a um computador, como  Remote Desktop e TeamViewer, que contam com o apreço de administradores de sistemas e equipes técnicas. Entretanto a base destas aplicações é a mesma que a de outros programas como ZeuS, que transforma seu PC numa peça de botnets controlados por hackers. Os piratas da rede usam os equipamentos de sua vítimas para obter benefícios além do valor econômico; escaneiam discos rígidos em busca de informações valiosas  (senhas, pagamentos…);  para em sequência usar o computador para enviar spam e ataques DDoS.

Um dos bots mais procurados pelos hackers são fotos comprometedoras. O invasor escanea manualmente, os discos e dispositivos móveis em busca de imagens da vítima nua. Depois de encontrá-las recompila e publica ou as introduz na base de dados de um blackmail.

Espiar e  fazer piadas estão entre as atividades preferidas dos hackers. Eles querem se divertir e graças à a ferramentas de acesso remoto os cibercrimonosos podem interactuar com suas vítimas: exibir imagens em sua tela, abrir um website e eliminar a barra de ferramentas entre outras travessuras. O espanto do usuário ao ver seu computador funcionar  de maneira estranha diverte a estes malfeitores.

Diferente de hackers com objetivos econômicos, que possuem boas habilidades técnicas, estes ataques são feitos por amadores, sem grandes recursos ou capacidades. Razões pelas quai costumam utilizar-se de ataques de  engenharia social  ou difundir o malware através de arquivos P2P.

Para proteger-se destes delinquentes os usuários devem tomar as seguintes precauções: baixar somente aplicativos provenientes de fontes de confiança, usar soluções de segurança para informática, evitar compartilhar arquivos P2P e não clicar em links suspeitos. Além disso é necessário estar atento a dispositivos como a webcam, se a câmera é externa você pode desconetá-la do USB e conectá-la somente no momento de usar, ou  girá-la para enfocar um ponto cego. Usuários  de notebooks devem estar atentos a luz que indica quando a câmera está em funcionamento. Se a luz está acesa e você não ativou a câmera desconete imediatamente o WiFi e verifique se o antivirus está limpo.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.