Cada megabyte conta no roaming

Nos dias de hoje, contamos com acesso a Internet nos nossos computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos por meio de uma conexão de banda larga relativamente barata. Por causa disso, quase

Nos dias de hoje, contamos com acesso a Internet nos nossos computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos por meio de uma conexão de banda larga relativamente barata. Por causa disso, quase não prestamos atenção ao tráfego que consumimos. A razão é: não pagamos nada para usar Internet no trabalho, temos conexão muito barata em casa, existem um monte de pontos de acesso Wi-Fi gratuitos (embora, por vezes bastante inseguros), e até mesmo temos uma Internet móvel que não custa tanto. Mas, para além da zona de conforto, ainda há um mundo cruel com coisas terríveis como o roaming e pontos de acesso com tráfego de dados limitados, isto é, os megabytes vale ouro. E esse é o momento em que nossas habilidades de monitoramento e economia perdem força e ultrapassamos o limite diário de tráfego. Mas há uma maneira de resolver o problema, e às vezes não leva mais do que um par de cliques.

Se você tiver iOS

Muitos usuários do iPhone, que alguma vez já usaram seu smartphone no exterior, provavelmente enfrentou um problema de uso de tráfego imprevisto. Mesmo quando está em modo de espera, o dispositivo pode utilizar a rede 3G local para sincronizar e-mails, baixar alguns dados para aplicativos ou até mesmo atualizá-los. E quando chega a hora de pagar a fatura, encontramos, embora tenhamos usado poucos kilobytes por hora, o consumo de uma parte significativa do nosso salário.

Mas, graças a desenvolvedores do iOS agora é muito mais fácil manter o controle do uso de dados. Basta ir em “Configurações” e depois escolha “Celular” e aí você pode desativar todos os dados do celular ou apenas o roaming de dados (não confie nele cegamente, pois ele pode funcionar de forma inadequada em algumas circunstâncias). Você também pode visualizar algumas estatísticas sobre quantos dados vocÊ consumiu no seu dispositivo. Mas a principal coisa aqui é a seção “Usar os dados do celular para”: aqui você pode encontrar a lista com todos os seus aplicativos e serviços que utilizam transferência de dados. Nesta seção, você pode desativar os apps que utilizam a conexão com a Internet para baixar atualizações, etc.

Quando chega a hora de pagar a fatura, encontramos, embora tenhamos usado poucos kilobytes por hora, o consumo de uma parte significativa do nosso salário

Para aqueles que querem algumas funcionalidades extra, há uma boa escolha de aplicativos dedicados na App Store, que podem ser muto úteis para monitorar o fluxo do tráfego de dados. Basta ir à App Store e procurar por “gerenciador de dados” ‘ou “monitor de dados”.

Se você tiver Android

Aqueles que possuem dispositivos baseados no Android têm um pouco mais de sorte do que os usuários da Apple, já que o Google dá mais opções para o controle do uso de dados. Vá até o menu de configurações do Android e clique em “Uso de Dados”. Aí você pode desligar os dados móveis ou ajustar o limite de dados móveis. Marque a última opção e você será capaz de ver uma barra horizontal vermelha sobre um gráfico de uso de dados. Depois disso, você pode definir o limite que melhor combinar com seu plano de dados. Depois de fazer isso, o seu telefone apagará automaticamente a sua conexão com a Internet móvel e utilizará só as conexões Wi-Fi depois que você habilitar o 3G manualmente.

Na verdade, esta funcionalidade deve ser suficiente para a maior parte do tempo, mas se você quiser ainda mais opções, há uma seleção decente de aplicativos dedicados na Google Play.

Se você tiver o Windows

Por causa das múltiplas redes 3G e 4G-redes disponíveis, há a necessidade de monitorar o tráfego mesmo em laptops e computadores de escritório, uma vez que estes também podem utilizar smartphones como modems. Anos atrás, os desktops não tinham nenhuma funcionalidade para controlar o uso da internet do sistema e só poderia ser capaz de instalar algum software de terceiros ou mergulhar fundo dentro de definições de políticas de rede. Mas as coisas mudaram significativamente.

Um dos recursos do Windows 8 é que você pode configurar as definições de custo de conexão da Internet, que é chamado de conexão medida. Na verdade, esta ferramenta serve como um perfil ou conjunto de regras, por isso, quando uma rede é configurada para ser uma conexão medida, o sistema faz várias mudanças para a forma como o Windows usa o tráfego. Os computadores que contam com uma conexão 3G são configurados automaticamente com uma conexão medida. Neste casos, o Windows irá parar de baixar os patches quando ultrapasse o limite estabelecido e não utilizará mais que um total de 50mb por mês. O mesmo ocorre com os aplicativos de terceiros: eles vão mostrar o vídeo em uma resolução mais baixa, atrasar as atualizações não-críticas, ou até mesmo suspender todas as atividades de rede de fundo. Muito útil, especialmente quando você está prestes a chegar ao seu limite de dados e ainda precisa estar online.

Por outra parte, a nossa nova versão do Kaspersky Internet Security está devidamente desenvolvida para a utilização de conexão medido]a no Windows 8. Assim, quando o seu PC está online usando a rede móvel, não há necessidade em transformar a proteção off para evitar custos extras. Nosso software irá automaticamente alterar o seu comportamento e se limitará a consumir menos tráfego e ainda vai entregar o mesmo nível elevado de proteção da sua privacidade e o seu dinheiro.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.