Contribua com o Dia da Terra através da reciclagem de computadores

Instituido em 1970, o Dia da Terra é comemorado em todo o mundo, em mais de 192 países, no dia 22 de abril. Este dia é normalmente dedicado a apoiar

Instituido em 1970, o Dia da Terra é comemorado em todo o mundo, em mais de 192 países, no dia 22 de abril. Este dia é normalmente dedicado a apoiar a protecção ambiental e todos podemos fazer a nossa parte, por exemplo reciclando de maneira correta os computadores que já não utilizamos. De acordo com a empresa estadunidense Ewaste, reciclando apenas um milhão de laptops pouparia energia suficiente para abastecer mais de 3.500 casas americanas durante um ano. Infelizmente, cerca de 82% dos eletrônicos nos EUA são descartadaos em aterros. Então, a coisa mais responsável que você pode fazer é reciclar seus computadores e dispositivos móveis indesejados. No entanto, antes de se livrar deles, certifique-se de que todas as suas informações pessoais estão seguras:

earth

Para se desfazer do seu computador:
Primeiro, salve o que você deseja manter: Certifique-se de fazer backup de todos os arquivos que você deseja salvar em seu PC antes de iniciar o processo de limpeza.
Não assuma que está tudo garantido: Remova os dados sensíveis manualmente. Além de apagar os arquivos e pastas pessoais da Desktop ou da pasta “Meus documentos”, certifique-se que você tenha excluído do navegador os favoritos, as senhas, cookies e o cache do seu navegador, além de pagar as contas de e-mail e dos serviços de mensagem instantânea de aplicativos como o Outlook, Skype e outros.
• Apague os dados por completo: não basta colocar todos os documentos na lixeira e “Esvaziar Lixeira”. Utilize um programa de destruição de dados especializado para se certificar de sua máquina velha não será colhida para roubar sua identidade. Por exemplo, o Kaspersky PURE inclui um triturador de arquivos gratuito que exclui permanentemente arquivos do seu PC.

Para se desfazer de um dispositivo móvel ou tablet:
Certifique-se de que foi feito um backup no dispositivo: os dispositivos modernos como o Android e iOS tendem a sincronizar com a nuvem automaticamente, assim que seus contatos, fotos e outros dados são salvos em sua conta Google/Apple. Mas é melhor você verificar isso, navegando através do seu novo dispositivo, certificando-se que tudo está presente no novo dispositivo.
Remova todos os cartões SIM ou SD: antes de jogo o dispositivo fora, é fundamental retirar fisicamente todos os cartões que contém dados.
Tente dá um reset de fábrica: o seu dispositivo móvel deve vir com instruções sobre como fazer isso a partir do menu de configurações. Verifique cada caixa e confirme que você deseja excluir todos os dados, incluindo arquivos armazenados. Você também pode usar um aplicativo de segurança (como o Kaspersky Internet Security para Android), que normalmente inclui um recurso para limpar dados. O aplicativo da Kaspersky é capaz de limpar à distância os dados pessoais de um telefone no caso de perda.

mobile

Você também pode querer pensar sobre a doação do seu aparelho para que ele possa ter uma sua segunda vida, em vez de ser processado.

O que mais você recomendaria para ajudar a reduzir a sua a poluição digital? Conte-nos nos comentários abaixo.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.