Prevenção de pop-ups

Anúncios do tipo pop-up não são mais um grande problema como antes, mas ainda há um inconveniente. Uma vez que a maioria dos sites confiáveis não usa mais pop-ups, muitos

Anúncios do tipo pop-up não são mais um grande problema como antes, mas ainda há um inconveniente. Uma vez que a maioria dos sites confiáveis não usa mais pop-ups, muitos dos que ainda existem provavelmente possuem algum tipo de malware.

A melhor maneira de evitar pop-ups é configurar o navegador para que essas páginas não sejam abertas. O processo é praticamente o mesmo para grandes navegadores. No Firefox, vá até preferências, selecione ‘Conteúdo’ e marque a caixa ‘Bloquear janelas pop-up.’ Existe um botão ‘Exceções’ que pode ser usado para permitir pop-ups de sites que você conhece e confia. No Safari, a caixa ‘Bloquear janelas pop-up’ pode ser encontrada na guia security (segurança) das preferências; no Internet Explorer, clique em ‘Opções da Internet’ nas configurações, depois na guia ‘Privacidade’ e selecione a caixa ‘Ativar Bloqueador de Pop-ups’. Se você estiver usando o Google Chrome, siga as mesmas etapas iniciais: vá até as configurações do navegador, clique em ‘Privacidade’, depois na guia ‘Configurações do Conteúdo’ e vá até a seção Pop-ups. Você poderá permitir ou bloquear pop-ups e gerenciar as exceções.

Se possíveis pop- ups mal-intencionados forem abertos, não clique neles, mesmo se você estiver tentando fechá-los. Em vez disso, clique com o botão direito do mouse e feche-os a partir do menu.

É claro que a melhor maneira, e a mais segura, de evitar pop-ups é navegar de forma segura na web — não acesse sites que você não conhece e confia, e não clique em anúncios que parecem spam. Além disso, não abra anexos em e-mails de remetentes que você não reconhece, incluindo aqueles encaminhados por pessoas confiáveis, mas que originalmente foram enviados por pessoas ou entidades desconhecidas. É dessa forma que muitos vírus são transmitidos.

Se você começar a receber pop-ups mesmo seguindo as etapas acima, o seu sistema pode estar infectado. Por isso, é importante sempre ter um software antivírus eficiente para atualizá-lo regularmente e verificar o sistema a procura de infecções. E claro, manter os navegadores e outros softwares sempre atualizados é a melhor maneira de manter o sistema seguro.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.