O fim da era Windows XP (2001-2014)

Em 25 de outubro de 2001, a Microsoft lançou a sua mais nova solução revolucionária: O Windows XP. Em apenas três dias, a Microsoft tinha vendido mais de 300 mil

Em 25 de outubro de 2001, a Microsoft lançou a sua mais nova solução revolucionária: O Windows XP. Em apenas três dias, a Microsoft tinha vendido mais de 300 mil exemplares do sistema operacional – o que não foi nenhuma surpresa, uma vez que o XP contava com uma série de recursos muitos interessantes, incluindo uma interface gráfica renovada, software integrado de gravação de CD , fonte de ClearType para trabalhar melhor com monitores LCD, imagem e visualizador de fax, troca rápida de usuário e uma série de outras vantagens. No entanto, as mudanças revolucionárias se encontravam na estrutura do sistema operacional: o núcleo do XP foi baseado em uma arquitetura de nível empresarial NT mais estável e segura que a do Windows 95/98. Essa grande mistura de núcleo estável e interface com novos recursos tornaram o XP o sistema operacional mais popular da Microsoft durante muitos anos. A Microsoft tinha prolongado o apoio de XP para 12 anos em vez dos tradicionais 10 anos e lançou três grandes Pacotes de Serviços para melhorar significativamente e atualizar o sistema operacional. Mas todas as coisas boas chegam ao fim, e para o XP, esse dia é hoje 8 de abril de 2014.

É o fim de tudo?

A expressão “o fim do suporte”, anunciada pela Microsoft, pode muito bem parecer impressionante, mas o que isso significa exatamente? Há anos que a Microsoft não adiciona novas funcionalidades para o XP, na realidade faz falta um novo patch para vulnerabilidades recém-descobertas e ameaças de segurança. No futuro, já não se publicarão parches para Windows XP, mas você ainda pode usar o sistema operacional, e isso significa que você estará sozinho quando houver qualquer violação de segurança do seu XP. Esses fatores fazem com que o seu PC corrar um risco ainda maior de infecção.

Apocalipse XP

Os especialistas apelidaram o fim do suporte como “XP- Apocalipse”, ‘XXPocalipse” ou “XPiration”, que indicam previsões catastróficas: os usuários domésticos e de empresas que ainda usam o sistema poderiam enfrentar grandes problemas. Por exemplo, de acordo com a NCR, empresa que produz caixas eletrônicos, 95% dos caixas usam o sistem XP e apenas um terço deles migraram para as versões mais recentes do sistema operacional.

winxp-atm

O destino desses aparelhos é bastante preocupante: a sua segurança está sob grave ameaça. Já que a Microsoft tem programado a publicação no próximo mês de maio de um novo pacote parches para o Windows 7/8, é muito provável que os hackers analisem este patch e encontrem os tipos de erros que podem ser bem aplicável para o XP que não tem o luxo de atualizações regulares. Com isso em mente, os hackers iriam encontrar diferentes maneiras de se infiltrar nos sistemas que ainda tenham como base o XP. Considerando que muitas máquinas baseadas em XP são usadas ​​para controlar caixas eletrônicos, aparelhos médicos, sistemas de luz auxiliar e tipos semelhantes de soluções, os danos causados pelos hackers podem ser … bem, não apocalipticos, mas pelo menos muito sério.

O serviço anual de suporte do XP para empresas custa até 5 milhões de dólares

As empresas que contrataram o serviço de suporte técnico para XP com a Microsoft, não corre este perigo. Não há preço de catálogo para isso, mas, de acordo com algumas fontes, o serviço de suporte ao XP anual para uma empresa pode custar entre 600 mil a 5 milhões de dólares. Para usuários domésticos, não existe posisbilidade.

xp6O fim está próximo

O número de vulnerabilidades encontradas no Windows XP totalizaram 726, com um recorde de 101 registrado apenas 2011.

Você poderia queixar-se falta de vontade da Microsoft em atualizar um sistema operacional tão antigo por mais cinco anos gratuitamente. Mas manter a salvo o XP torna-se cada vez mais desafiador. Não é devido a alguns bugs ou vulnerabilidades: o XP não foi inicialmente concebido de acordo com princípios de programação capaz de proteger o sistema operacional contra as ameaças atuais  Por isso o XP é mais vulnerável que outros sistemas operacionais. Segundo estimativas da Microsoft, de cada mil computadores com antivírus instalado, 9 estão infectados e funcionam com windows XP: o dobro do que em computadores com Windows 7 ou quatro vezes mais que os PCs com Windows 8. Não é surpresa: os dois últimos foram criados no século 21, quando já sabíamos que havia hackers cujo trabalho era encontrar vulnerabilidade no sistema operacional e os programadores tiveram em conta este fenômeno. Por outro lado, o Windows XP sempre teve baicas ameças, inlcusive quando desenharam vários pacotes de serviços para melhorar a segurança. Durante anos de operação do XP, 726 vulnerabilidades foram corrigidas, começando com apenas 10 durante o ano de lançamento e chegando ao máximo de 101 em 2011.

xp7

Viver com XP

Não confunda XP com uma solução antiga que funciona exclusivamente para os caixas eletrônicos ou para os que são alérgicos às novas tecnologias. De acordo com o último relatório da NetMarketShare, 27% dos PCs conectados ainda rodam com o  XP. Na verdade, é 10% menor do que no ano passado, mas aqueles que não se despediram do bom e velho XP, por qualquer motivo, estão na mesma situação. Então, o que é que eles estão esperando?

• Não há nada melhor do que uma atualização. Se a migração para o sistema operacional mais recente e mais seguro é possível, recomendamos que você o faça, mais cedo ou mais tarde é  que acontecerá;
• Aqueles que tem que continuar com o XP, por várias razões como a incompatibilidade de alguns softwares com os novos sistemas, precisará instalar um pacote completo de atualizações através do Windows Update;
• A maioria das ameaças vêm através da rede. Recomendamos desconectar a internet em todos os PCs baseados em XP ou, pelo menos, limitar a conectividade com a Internet;
• Os produtos de Internet da marca Microsoft, como o Internet Explorer, Windows Mail e outros têm que se afastar para dar caminho para aplicativos de terceiros, por exemplo, o Google Chrome ou Mozilla Firefox;
• Java e Flash tem que ser desativado. Se eles são importantes para algumas operações do PC, desative pelo menos o lançamento automático. O mesmo se aplica para o Adobe Reader, já que os arquivos PDF são frequentemente usados para a entrada no sistema por cibercriminosos;

Desde que a Microsoft abandonou a tarefa de garantir a segurança do XP, você precisa estar atento a qualquer perigo. Mas nós podemos ajudá-lo!

• É importante se proteger dos ataques de malware e um antivírus comum pode não ser suficiente. É preciso utilizar as soluções de segurança mais fortescontra todos os tipos de ameaças. Sem falsa modéstia, recomendamos o Kaspersky Internet Security, uma vez que o nosso produto tem algumas características importantes, além da mais alta qualidade de algoritmos de detecção de ameaças. Em particular, os usuários do XP seriam beneficiados com a prevenção automática de Exploits, que detecta aplicações vulneráveis ​​e protege quando um malware tenta entrar no sistema. A segunda parte da abordagem de proteção inteligente é a tecnologia ZETA Shield capaz de encontrar um código comprometido em locais incaracterísticos, incluindo arquivos gráficos ou documentos do Office;
• Para garantir uma proteção adicional, é bom limitar os aplicativos autorizados para uma lista de programas confiáveis​​. Qualquer software de fora da lista deve ser bloqueado. Este recurso é representado tanto em versões domésticas quanto empresariais na nossa solução de segurança.

E outro fato que pode ser de importância para os usuários do XP: ao contrário da Microsoft, a Kaspersky Lab não para de apoiar os sistemas baseados em XP. Pelo menos por dois anos, nossos produtos atuais e futuros serão compatíveis com o XP, para garantir a máxima proteção frente às ameaças mais modernas.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.