O crescimento da vigilância móvel

  Acompanhar todos os seus movimentos custa apenas US$ 5 por hora. Não é a toa que esse acompanhamento se tornou acessível a todos os interessados​​. No século 20, muitas

 

Acompanhar todos os seus movimentos custa apenas US$ 5 por hora. Não é a toa que esse acompanhamento se tornou acessível a todos os interessados​​.

1

No século 20, muitas histórias de detetives começavam com um episódio em que o protagonista se dá conta que uma pessoa suspeita está seguindo ele. Isto indicava claramente que a pessoa que estava sendo seguida é realmente importante, porque este tipo de controle não é barato. Segundo uma publicação do The Yale Law Journal, o custo estimado de uma perseguição realizada por um grupo de detetives qualificados é de 275 dólares por hora.

Implementado em um nível elevado, esta vigilância exigiria cinco carros e cinco agentes qualificados, é claro. Se levamos em consideração que o FBI conta com 14.000 agentes, aproximadamente, só conseguiriam seguir 2.800 suspeitos. Esta limitação, no entanto, não é mais relevante, porque a tecnologia moderna permite o acompanhamento eficiente sem a necessidade de um agente fazendo o acompanhando do suspeito fisicamente. Os pesquisadores estimam que o uso do rastreador GPS reduz o custo de monitoramento para 10 dólares por hora e, se contarmos com o poder legal para solicitar dados de localização de telefone celular de uma operadora de telefonia móvel, este custo pode ser ainda mais reduzido para 5,21 dólares a hora.

2

Isso efetivamente significa que o FBI pode controlar facilmente 50 vezes mais suspeitos do que costumava acompanhar no século passado.

No entanto, não é só o FBI ou o NSA ou qualquer outra agência que pode realizar tal monitoramento. Seu smartphone também fornece dados de tempo e localização semelhantes, incluindo proprietário do ecossistema (Apple, Google ou Microsoft), a rede de anúncios para celular (AdMob e outros) e desenvolvedores de aplicativos.

Aplicativos esportivos populares como “Moves” coletam e analisam dados de localização para calcular sua distância de viagem e atividades físicas. Além disso, existem apps de espionagem que permitem um monitoramento remoto para qualquer pessoa que você deseje, seja um parceiro ciumento, um chefe ou companheiros de trabalho.

A única maneira de escapar desta vigilância tão econômica e efetiva é radical: você deve parar de utilizar seu celular ou, pelo menos, não utilizá-lo no escritório ou na sua casa quando você tiver que fazer algo muito confidencial ou importante. Você também pode limitar sua exposição analisando a lista de apps que utilizam dados de localização. Elas têm configurações na tela do iOS e ferramentas de privacidade especiais para Android.

3

Além disso, para combater a espionagem móvel, é imprescindível que você tenha que usar uma solução de segurança móvel, que também irá protegê-lo de spam de SMS, phishing e roubo do dispositivo.

 

Tradução: Berenice Taboada Díaz

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.