Evolução do Malware Móvel em 2013

O panorama de malwares para dispositivos móveis evoluiu com o passar dos anos. Atualmente, os responsáveis por desenvolver este tipo de ameaças são grupos de cibercriminosos que buscam executar ataques

O panorama de malwares para dispositivos móveis evoluiu com o passar dos anos. Atualmente, os responsáveis por desenvolver este tipo de ameaças são grupos de cibercriminosos que buscam executar ataques em grande escala e obter lucro. Há evidências recentes de que os grupos responsáveis ​​por fazerem script de vírus estão trabalhando juntos para enviar malwares para um público muito mais amplo. A tendência é clara: o malware para dispositivos móveis continua a se expandir.

2013 em imagens

Se voltarmos nosso olhar para o ano de 2013, observamos claramente o crescimento exponencial que teve casos de malware móvel. Embora os malwares tenham alcançado níveis altíssimos, também evoluíram as capacidades dos produtos da Kaspersky Lab.

• Em 2013, mais de 3,9 milhões de pacotes de instalação foram usados ​​por cibercriminosos para distribuir malware em dispositivos móveis. No geral, em 2012-2013 detectamos cerca de 10 milhões de malware.

• O Android foi o melhor alvo para ataques de malware. 98,1% de todo o malware detectado em 2013 foram para esta plataforma.

android

• A maioria dos malwares móvel são especialista em roubar pequenas quantias de dinheiro, através do uso de mensagens ou chamadas com taxas adicionais. No entanto, em 2013, o número de malware projetado para phishing, roubo de informações de cartões de crédito e dinheiro dos bancos aumentou 19,7%.

malware

A distribuição de malware no celular por categoria

Capacidades de resistência e proteção

Quando se trata da criação de um software malicioso, uma das considerações principais para os cibercriminosos é a capacidade dele funcionar indefinidamente no dispositivo da vítima. Quanto mais tempo o dispositivo permanece infectado, maior a chance de lucro. Isto levou os cibercriminosos a se concentrar especificamente em escrever vírus complexos que são difíceis de encontrar ou remover:

• Vulnerabilidades do Android são atualmente utilizadas por cibercriminosos para ignorar a verificação de integridade do código ao instalar um aplicativo (Master Key vulnerabilidade), para melhorar os direitos dos aplicativos maliciosos, ampliando suas habilidades e tornando-os mais difícil de remover.

• O código malicioso já vem integrado no software legítimo para esconder os sinais de infecção. Como resultado, uma cópia de Angry Birds instalado através de uma loja de aplicativos não oficiais ou baixados de um fórum poderia facilmente conter funções maliciosas.

• Ataques em Windows XP  permitiu malware móvel infectar PCs após vítimas conectar seus smartphones ou tablets.

Tendência do Ano: Trojans Mobile Banking

Junto com estes ataques complexos também veio uma tendência de destaque: a ascensão rápida em trojans bancários no Android. No início do ano nós sabíamos de apenas 67 trojans bancários, mas até o final, já havia 1.321 exemplares únicos. Os trojans bancários móveis podem correr junto comos  Trojans Win-32 para ignorar a autenticação de dois fatores.

trojans

O crescimeto dos malwares móvel nos mostra que é um problema que não será resolvido a curto prazo, já que novos programas continuam a aparecer e os casos de infecção a subir. Mas, assim como nós esperamos ver um crescimento contínuo de programas capazes de detectar e remover, a Kaspersky Lab permanecerá dedicada a fornecer a você uma proteção que você pode confiar.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.