Dicas para planejar férias seguras

O inverno está chegando e isso significa que muitos de nós vão sair de férias, diga-se de passagem bem merecidas. Ser infectado com malware ou ser vítima de fraude de

O inverno está chegando e isso significa que muitos de nós vão sair de férias, diga-se de passagem bem merecidas. Ser infectado com malware ou ser vítima de fraude de algum cibercriminosos pode ser a pior das notícias antes de sair de férias.  No entanto, o problema é ainda maior quando você já está viajando. Então aqui está um guia rápido para planejar e ter férias com segurança.

Planejamento é a palavra-chave para manter a segurança dos seus dispositivos e PC e, consequentemente, das suas férias. A maioria dessas dicas são coisas que você deve tomar cuidado nos dias que antecederam a sua aventura de viagem.

Primeiro, reserve os seus hotéis, casas de praia, chalés, etc. com antecedência. Faça isso através de um site confiável – e não apenas onde estão as melhores ofertas. Leia os comentários dos serviços que você vai usar – essa é uma das maneiras que eu uso para reservar minhas férias, mas você tem que ter um cuidado especial, por isso recomendamos utilizar um serviço confiável.

A VRBO.com (site americano para aluguéis de imóveis) tem uma excelente lista de dicas para ajudar os usuários a se proteger de golpes ao alugar diretamente de um proprietário do imóvel. Na verdade, ele é um bom guia para alugar a partir de qualquer um. Abaixo, eu apresento uma versão resumida das suas conclusões:

• Peça referências de inquilinos anteriores;

• É possível que o imóvel que você está prestes a alugar é parte de uma associação de proprietários. Entre em contato com essa associação e pergunte se a pessoa que oferece para alugar a casa, é de fato o dono;

• Você também pode perguntar a respeito de quem presta serviços de limpeza profissional para a propriedade e entre em contato com eles ou qualquer outra pessoa que preste serviços na propriedade;

• Antes de enviar dinheiro para um locatário, certifique-se que você recebeu um contrato de arrendamento ou contrato que especifique termos pertinentes do acordo, como as datas em que estão hospedados, taxas, depósitos, etc;

• Utilize um cartão de crédito – muitos têm proteções para fraudes. Em alguns casos, não há proteção nenhuma contra um scammer se você enviar um maço de dinheiro ou mesmo realizar o pagamento em cheque ou cartão de débito em alguns casos. Você não deve usar um serviço de transferência de dinheiro.

Além destas dicas, se você está pagando em linha, como sempre, certifique-se de que a sua máquina e o seu navegador (e todos os seus softwares) estão totalmente atualizado com as últimas versões. Isso deve protegê-lo de qualquer coisa, exceto das vulnerabilidades Zero-Day. Verifique se o serviço que você está prestes a usar o seu cartão de crédito é seguro (verifica na caixa de endereço se tem um cadeado verde que significa que a conexão HTTPS é criptografada). E sempre execute um programa antivírus sólido com recurso de proteção de dinheiro. Aqui está um guia completo sobre como realizar transações seguras online.

Dispositivos
Há uma boa chance de que você leve alguns dos seus dispositivos móveis e computadores com você durante as férias. Eu tenho um Chromebook que eu uso quase que exclusivamente para o curso. Ele não tem nada de importante armazenado nele. É apenas um máquina para navegar na web. No entanto, se você está levando máquinas que contém dados importantes nele – smartphone ou tablet ou um laptop – certifique-se de guardá-lo antes de sair. E faça um backup dos dados em um dispositivo que fique em casa. Dessa forma, se você perder o seu laptop, pelo menos você vai ter todos os seus dados em um disco rígido externo quando voltar para casa.

Para dispositivos móveis, instale algum tipo de proteção anti-furto ou, pelo menos, se familiarize com os recursos anti-roubo disponíveis para você em qualquer dispositivo. Eu não vou me aprofundar nesse assunto porque recentemente publicamos umartigo completo sobre como evitar a perda dos seus dispositivos.

Férias
Números de emergência, números de dial-up (se você estiver no exterior), os números do hotel, da reserva de voo, entre outros. Realmente são muitos os números que você precisa ter em mente para garantir a tranquilidade das suas féras. De qualquer maneira, não há garantia de que você vai ter acesso à Internet em todos os momentos, para o caso de você querer fazer listas em seu computador ou dispositivos móveis. Se você tem filhos, você provavelmente vai querer que eles saibam os números de emergência, no mínimo. Novamente, se você estiver viajando fora do país , aprender o processo para discar de volta para seu país de origem antes de sair.

Como sempre, não use Wi-Fi público. Nem use o Wi-Fi do quarto de hotel se o mesmo não for criptografado e protegido por senha.

Por último, não coloque todos os ovos na mesma cesta. E por ovos, quero dizer dinheiro. Traga dois ou três ou mais cartões de crédito ou débito, porque se você perder ou ter que cancelar um, então você tem um plano B. Se você está segurando grandes quantidades de dinheiro, coloque-o no cofre do hotel (juntamente com o seu passaporte, caso você não precise dele). Eu também recomendo manter os seus dispositivos móveis ou laptops  no cofre.

Essas são todas as ideias que eu tive, mas se você lembrou ou sabe de mais alguma, compartilhe com a gente na seção de comentários abaixo.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.