Cuidados ao planejar as férias

Graças à Internet, planejar e reservar umas férias é mais fácil do que nunca. Você não precisa mais ter que confiar em recomendações familiares ou agentes de viagens caros quando

Graças à Internet, planejar e reservar umas férias é mais fácil do que nunca. Você não precisa mais ter que confiar em recomendações familiares ou agentes de viagens caros quando você mesmo pode explorar novos locais e reservar a sua hospedagem.

Mas, com esta maior facilidade vem também um maior risco – há muitos fraudadores que estão prontos para atacar vítimas inocentes que estão reservando suas férias nesta época do ano.

Veja como evitar fraudes e proteger a sua segurança online, enquanto planeja e reserva suas férias este ano.

 

1. Reconheça os Golpes: Existem duas maneiras principais que os golpistas usam para roubar o dinheiro dos turistas, como observado pela Forbes.com. A pior maneira é um anúncio online que mostra fotos de uma propriedade falsa; o locatário paga uma caução inicial e o fraudador desaparece. Quase tão ruim são as postagens que mostram imagens e detalhes de propriedades que, na realidade, já estão reservadas; os inquilinos reservam pensando que estão disponíveis e, em seguida, quando realmente chegam ao destino, mudam eles para um lugar menos ideal.

2. Verifique a reputação do site: Na maioria das vezes , quando você reserva o seu aluguel de férias você o faz através de um site que você nunca ouviu falar antes. Sites como o Airbnb, HomeAway e VRBO podem ser novidades para você, mas estão se tornando padrões da indústria e são bem policiadas pelas pessoas que os dirigem e se esforçam para proteger os usuários. Outros sites podem ser bem menos protegidos que estes. Nunca confie em uma entidade desconhecida. Você pode verificar a reputação de um site – e a legitimidade das listas específicas – analisando os comentários dos usuários, o que certamente um local de férias de confiança vai ter. Esses mesmos sites também devem ter informações de contato e se você não conhece um site ou tiver dúvidas sobre a legitimidade de uma agência, ligue para eles. Ter uma conversa séria com eles dará a você uma indicação sobre a sua confiabilidade. Além disso, para verificar a reputação online de um site, você pode usar a ferramenta de reputação do Google, que analisa as ameaças de cibersegurança conhecidas em sites . Você pode acessá-lo digitando: “http://google.com/safebrowsing/diagnostic?site =” seguido do endereço do site que você deseja visitar. Você também pode usar o Kaspersky Security Network, que utiliza um banco de dados em nuvem constantemente atualizado para analisar sites e programas e detectar sinais das mais recentes ameaças de malware.

3. Pague de forma segura: Nunca pague com dinheiro à vista, transferências bancárias ou ordens de pagamento. Só use cartões de crédito que permite que o dinheiro seja recuperado em caso de fraude. Certifique-se sempre que quando você está fazendo um pagamento com cartão de crédito online que você veja “https” no URL do seu navegador – apesar da recente vulnerabilidade Heartbleed, esta ainda é a evidência mais concreta de que seus pagamentos estão seguros. Mas você também pode usar o Kaspersky Safe Money para fornecer uma camada adicional de segurança para suas transações online.

4. Não pague desde seus dispositivos móveis: Por causa das telas menores e as diferenças de visualização dos navegadores em dispositivos móveis, muitas vezes é difícil saber se você está usando um site seguro ao fazer pagamentos online. O ideal é você reservar e pagar para as suas férias desde o seu laptop ou desktop. Mas se você só tem como usar um dispositivo móvel, proteja o seu tablet e/ou smartphone com uma suíte de segurança móvel, como o Kaspersky Internet Security MultiDispositivo para analisar seus dispositivos iOS e Android com respeito àss últimas ameaças de malware; o pacote também inclui Kaspersky Safe Browser para monitorar seus navegadores móveis e garantir a sua segurança.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.