Cuidado com os sites falsos de compra online

Na Internet existem milhares de sites que oferecem todo o tipo de produtos e serviços com taxas de desconto. De fato, é fácil comparar preços na web e quantos sites oferecem

Na Internet existem milhares de sites que oferecem todo o tipo de produtos e serviços com taxas de desconto. De fato, é fácil comparar preços na web e quantos sites oferecem descontos nas compras. Hoje em dia, são poucos os casos em que um usuário termina pagando o preço completo de um produto ou serviço. Apesar da oferta ser um panorama positivo para a maioria das pessoas, por outra parte é uma das principais razões pela quais é mais difícil identificar os sites  fraudulentos.

Está ficando mais difícil detectar sites falsos à medida que mais e mais sites que oferecem descontos surgem no campo já lotado de comerciantes da Internet.

Claro que existem algumas estratégias de fraude que são óbvias. Mas, infelizmente, são poucas. Assim como explica o jornalista especialista em tecnologia e segurança, Brian Krebs em um artigo publicado recentemente, existe um principio que todos os usuários deveriam se basear na hora de comprar online: se é algo muito “bom para ser verdade”, provavelmente é uma fraude.

O artigo de Krebs, por sorte, também fala sobre algumas plataformas de pagamento direto relacionadas com as atividades cibercriminosas. Por isso, se você está comprando algo online e é direcionado para algum deste endereços, o melhor a ser feito é sair da página e evitar a compra. Este são alguns dos endereços maliciosos: mallpayment.com, ccpayment.com, icpayment.com, skygrouppay.com, wedopay.met, realypay.com, hesecurepay.com, paymentsol.com, shortcuypay.com, wetrustpay.com, payittrust.com e sslpaygate.com.

A questão é que alguns golpes são fáceis de detectar; outros não. Krebs observa, também, que os golpistas muitas vezes irão incorporar os ícones das empresas mais conhecidas nas páginas de pagamento, a fim de convencer os compradores distraídos. Então, para ser claro, a presença de um ícone que representa uma empresa confiável não é uma boa razão para confiar em um varejista. Além disso, segundo as autoridades da Payment Card Industry (PCI), indústria que reúne a maioria dos serviços de pagamento online, nenhum site está autorizado a usar o logotipo da PCI.

Essa lista, é claro, não é abrangente. Então você vai precisar ficar atento. Por exemplo, se você está comprando em um site e você percebe que todos os itens de venda têm grandes descontos em comparação com os mesmos itens em outros sites – procure sempre fazer essa pesquisa de preços – é sinal de algo não está correto. Além disso, procure por comentários de clientes através de uma pesquisa no Google. Se o site é falso, é provável que você veja outras pessoas reclamando sobre isso.

Além disso, como considera Krebs, você pode facilmente executar a ferramenta online WHOIS para comprovar a legimitidade desses domínios. Por exemplo, o endereço do IP Mallpayment.com aparece como registrada em Xangai, isso já aponta que este site é suspeito.

Se você realmente quer fazer uma compra online segura, então a melhor opção é ficar com as lojas mais conhecidas e, portanto, mais confiáveis. Talvez você não consiga os melhores descontos, mas terá a certeza de que seus cartões de crédito estarão a salvos.

Se acontecer de você se deparar com fraudes online, informe-nos para que outras pessoas não se tornem vítimas.

 

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.