Como proteger sua reputação online

Quando chegamos a idade adulta, tendemos a colocar uma série de cuidados para construir e cultivar nossas reputações. A maneira que nós mesmos e os outros nos vêem é importante

Quando chegamos a idade adulta, tendemos a colocar uma série de cuidados para construir e cultivar nossas reputações. A maneira que nós mesmos e os outros nos vêem é importante para obter sucesso tanto na vida pessoal quanto na profissional. Mas você já parou um tempo para pensar em como sua reputação virtual está afetando seu dia-a-dia? A maioria de nós compartilha e curte informações sem pensar duas vezes, mas cada uma, após divulgada, marca sua imagem para sempre. Por isso, pode ser um bom momento para pensar como o seu comportamento na web está afetando sua reputação online e aprender a protegê-la.

reputacaok

A melhor maneira de conhecer sua reputação no mundo online é pesquisar seu nome. Isso lhe mostrará o que está sendo dito sobre você na Internet e permite visualizar os resultados que derivam dessa “investigação”. Assim, se existem coisas negativas, publicações e imagens impróprias ou qualquer informação incorreta, você pode tomar as medidas necessárias para corrigí-las ou eliminá-las.

No caso de que existam perfis falsos com seu nome, envie sua denúncia ao administrador da rede social. Desta forma, você diminuí o risco de ter alguém postando inverdades usando seu nome. Quanto a sua presença no mundo online, tenha em mente que cada perfil deverá ter um nome de usuário e senha diferente. Mas, se lembrar de um punhado de senhas diferentes parece difícil, não se preocupe: use o gerenciador de senhas Kaspersky Pure 3.0, que mantém você organizado e seguro.

Uma vez que você denunciou os perfis clonados, o conselho é ser pró-ativo na publicação de conteúdo positivo sobre si mesmo. Lembre-se que os conteúdos mais irrelevantes, os mais velhos, e os itens indesejados são empurrados para baixo nas pesquisas. Então, certifique-se de que você está levando sério todas as postagens, principalmente se estiver construindo seu status profissional. Atualmente, potenciais empregadores procuraram por você na web antes de decidir sua contratação. Por isso, não dê a eles nenhuma razão para hesitar na hora de propôr um emprego.

E por fim, quando se trata de perfil social, não se esqueça de ser cauteloso ao revelar informações pessoais neles. Nunca conte muito! Você deve contar o básico e apenas compartilhar coisas que são necessárias. Quanto mais você compartilha, mais vulnerável está aos que estão a espreita para roubar seus dados pessoais e, possivelmente, sua identidade.

Nossa reputação não existe só através da palavra dita, mas também pela linguagem multimídia em distintos contextos virtuais e públicos. Por isso, não é excesso de zelo cuidar adequadamente da nossa comunicação. A popularidade da Internet é relativamente recente, mas não morrerá tão cedo. Por tanto, estabeleça corretamente sua reputação agora e garanta um futuro mais próspero e seguro.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.