A ciberguerra em tempo real: Mapa interativo das ameaças on-line

Como já sabemos, o malware causa dano ao seu sistema, mas sua presença é efêmera e raramente visível a olho nu, especialmente em domínios digitais além do seu próprio PC.

Como já sabemos, o malware causa dano ao seu sistema, mas sua presença é efêmera e raramente visível a olho nu, especialmente em domínios digitais além do seu próprio PC. Mas agora você tem a oportunidade de ver a escala e a magnitude do problema com seus próprios olhos, graças ao nosso novo mapa que exibe os ataques em tempo real.

 
No mundo de hoje, leva apenas alguns minutos para que novos malware ou spam sejam distribuídos por todo o planeta. É por isso que todos os melhores softwares de antivírus têm usado a Internet para estudar novos tipos de arquivos comprometidos ou as ameaças mais recentes assim que aparecem. Aliás, para saber mais,  leia esse texto sobre a Kaspersky Security Network (KSN). Nossa rede global na nuvem é base de dados desse cibermapa interativo que permite visualizar diferentes tipos de ameaças e as formas com que são distribuídas.

Qual o país recebe mais spam na parte da manhã: Alemanha ou EUA? Quais são os usuários mais propensos a clicar em links maliciosos: Russos ou japoneses? Que país lidera o ranking em termos de infecção de malware?

(Dica: a resposta depende da hora do dia). Todas as respostas você pode encontrar no nosso Cibermapa integral (também disponível em kas.pr/war).

 cyberwar2

Vejamos agora como ele funciona. Para fazer o mundo girar utilize o botão esquerdo do mouse, e para dar zoom use a roda de rolagem. Cada tipo de ameaça é codificado por cores. O botão no canto inferior esquerdo serve para abrir uma descrição de cada ameaça (se você quiser, pode ocultar alguns tipos para facilitar a visualização). Os botões à direita do globo ajudam a gerenciar um ponto de vista. O painel inclui três interruptores úteis: Um deles muda a cor da interface de branco para preto; o outro permite alterar o idioma da interface, enquanto o terceiro alterna as visões do globo e do mapa em duas dimensões.

cyberwar4

Ao clicar em um país, você verá o número de ameaças detectadas nas últimas 12 horas e a posição que esse país ocupa no ranking de países mais afetados por malware. Para visualizar os rankings principais e alguns gráficos úteis, use o botão “estatísticas” , no canto inferior direito.

Por fim, o botão mais útil está localizado no canto superior direito. Ele ajuda a salvar o seu sistema do miserável destino de contribuir para as estatísticas tristes do nosso Cibermapa. Para verificar o seu PC em busca de vírus e evitar uma maior exposição a malware, clique no botão “Check my PC” e utilize nossa ferramenta de Scan de Segurança – é gratuita!

Em breve, teremos uma versão de nosso mapa em Português. Aguarde!

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.