As 5 grandes ameaças para os jogadores online

  Até pouco tempo, jogar era um tipo de entretenimento exclusivo dos adolescentes. Os tempos mudaram e hoje o jogo online é uma prática difundida e aceita entre a sociedade

 

Até pouco tempo, jogar era um tipo de entretenimento exclusivo dos adolescentes. Os tempos mudaram e hoje o jogo online é uma prática difundida e aceita entre a sociedade adulta. Seja Candy, EVE Online, World of Tanks ou QuizUp é muito provável que, alguma vez, você tenha participado de um jogo online. Talvez você não use um console de videogame ou um computador, mas utilize o seu Tablet. Talvez você invista apenas 10 minutos do seu tempo em jogos de vídeo durante as suas viagens. O importante é que você esteja ciente dos riscos quando você joga na rede. Os perigos de fraudes de jogos online variam de inofensivos até hackers envolvidos nas contas de desenvolvedores, aproveitando a recente vulnerabilidade Heartbleed. Todos afetam sua experiência de jogo, o seu humor e as suas finanças. Preparamos uma lista das 5 maiores ameaças que você pode encontrar em jogos online.

games

1) Phishing

Quando chega um e-mail falso com um link a um site (falso também) que se parece muito com um site da internet, por exemplo, Citibank, Facebook ou Gmail, este é um tipo de golpe malicioso chamado de phishing. Os cibercriminosos enganam os usuários a fim de roubar as credenciais de login ou detalhes do seu cartão de crédito, que são usados para roubar o seu dinheiro. Essas táticas também são usadas ​​para atacar os jogadores. Os cibercriminosos criam um site falso de jogos online e convidam os usuários a alterar suas senhas ou validar as suas contas com a ameaça de bloquear as suas contas se assim não o fizerem. Além disso, os hackers costumam roubar as contas de alguns usuários e, em seguida, vendê-las no mercado ilegal.

Solução: Nunca clique em um link que apareça na sua conta de e-mail. Abra o seu navegador, digite o nome do site do jogo diretamente. Entre na sua conta e faça as alterações que deseja a partir de lá. Você também pode usar essa ferramenta de proteção on-line que ajudará a prevenir seu navegador de abrir sites maliciosos.

2) Bullying

Hoje em dia, praticamente a grande maioria dos jogos on-line inclui algum tipo de chat entre os participantes. Provavelmente, você pode conversar com outros jogadores usando um microfone ou pelo menos uma caixa de texto. Em alguns jogos, a comunicação entre os membros da equipe é vital. Infelizmente, muitas vezes esta ferramenta é usada com uma intenção maliciosa. É muito comum que no fervor de um confronto você ouça queixas ou xingamentos, já que a maioria dos jogos são altamente competitivos. É sempre tentador humilhar os adversários, mas alguns jogadores sempre cruzam a linha do bom senso e tornam o jogo em um abuso constante com os outros jogadores. Em alguns jogos, especialmente aqueles que se dedicam à “vida virtual”, essas conversas podem se tornar desconfortáveis ​​porque implicam conversas sobre assuntos privados.

Solução: bloqueie imediatamente qualquer usuário que comece a ofender. Não jogue, nem fale com eles e relate o ocorrido aos proprietários do jogo. Nunca revele sua verdadeira identidade e detalhes pessoais da sua vida com seus colegas online. Se seus filhos são os que jogam, ensine-os a falar sobre esses incidentes e a não confiar em estranhos, principalmente em jogos online.

3) Fraudadores

Quando se trata da economia nos jogos, mesmo as mais antigas formas de golpes vêm à tona.

Dependendo do jogo e suas regras, há muitas maneiras de enganar. Algumas são “legítimas” e outras não. Entre os vários tipos de armadilhas, as piores são aquelas que envolvem o uso de clientes de jogos modificados ou até mesmo bots para ter melhores qualidades do que os outros participantes (mais velocidade, precisão, etc.) Além disso, alguns jogadores usam certos erros no jogo para ganhar vantagem sobre os outros. Outras formas de fraude envolvem jogos fixos, jogadores antigos que roubam os jogadores novatos, o que também é considerada fraude on-line. Quando se trata da economia nos jogos, mesmo as mais antigas formas de golpes vêm à tona. Por exemplo, você pode conhecer pessoas diferentes que oferecem algumas vantagens novas –como baixos preços de jogo-, mas, na realidade, são ofertas falsas.

Solução: Se algo parece “bom demais para ser verdade”, provavelmente é uma fraude. Não aceite qualquer oferta de qualquer estranho suspeito. Se você vê alguém progredindo muito rápido em um jogo, fale para os administradores. A maioria dos jogos on-line têm regras muito rígidas que resultam em expulsão permanente dos fraudadores.

4) Roubo de personagens e ferramentas do jogo

Em situações normais, os cibercriminosos procuram roubar quatro tipos de coisas: recursos do jogo, personagens bem desenvolvidos com excelentes qualidades e características, contas de jogos on-line ou informações de pagamento de cartão de crédito associado a alguns jogos. Este último é o tipo mais complicado, mas os outros três podem ser realizados de várias maneiras: Phishing, malware para roubar senhas, fraude nos jogos, etc. O ponto chave aqui é que quanto mais desenvolvidos for o seu personagem ou a conta que você tem, haverá mais chances de você ser o alvo de um ataque. Isto é muito importante para os jogos com grande desenvolvimento em todo o mundo (os que pagam para jogar).

Solução: quando você vai fazendo progressos através do jogo, você deve ter mais cuidado. Defina a autenticação de dois fatores para a sua conta e utiliza senhas únicas e complexas. Além disso, use uma solução de segurança forte para o seu dispositivo e fique atento com possíveis golpes de phishing que tentam roubar suas credenciais pessoais.

 

5) Computador ou Smartphone comprometidos

Os jogadores são um alvo muito comum entre os cibercriminosos. A probabilidade de que seus dispositivos estejam infectados com malware é muito maior do que para outros usuários da Internet. Ao contrário das táticas comuns que os criminosos usam contra pessoas normais, os jogadores muitas vezes são enganados pelas “novas versões” ou “utilitários” que podem ajudar você a progredir e personalizar os seus personagens. Os aplicativos maliciosos são propagados por meio de phishing, comunicações dentro dos jogos, fóruns ou salas de chat. Em casos excepcionais, o malware também pode ser transmitido por uma atualização de um jogo legítimo. Muitos desses malwares são projetados para roubar credenciais de acesso dos jogadores ou bens adquiridos durante o jogo. O malware pode servir também para roubar contas bancárias ou usar o PC ou smartphone ou Mac dos usuários para formar parte de uma botnet ou como um meio para a geração ilegal de Bitcoins e outras operações ilegais.

Solução: os malwares são a principal razão pela qual os jogadores devem ter os patches mais recentes e os melhores softwares de segurança no seu sistema operacional. Algumas soluções, como o Kaspersky Internet Security para o Android, podem te proteger do malware e phishing, mas também incluem um modo especial para jogos, que garantirá a máxima segurança sem  diminuir o desempenho do seu computador quando você joga.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.