7 Vulcões: Hora de Escalar o Monte Elbrus

O antigo vulcão Elbrus, é o pico mais alto da Europa e está entre os “Sete Cumes”, uma obrigação para qualquer alpinista que se preze. E claro que Olga Rumyantseva

O antigo vulcão Elbrus, é o pico mais alto da Europa e está entre os “Sete Cumes”, uma obrigação para qualquer alpinista que se preze. E claro que Olga Rumyantseva não poderia deixá-lo passar em sua jornada pelos maiores vulcões de cada um dos sete continentes.

elbrus_title

Embora seja uma escalada solo, Olga não está totalmente sozinha, Kaspersky Lab apoia as expedições da alpinista com entusiasmo! Olga voltou há pouco tempo do Damavand (Irã), e já havia escalado com sucesso Kilimanjaro na África e o Monte Sidley na Antártida. Agora é hora do Elbrus.

Embora seja uma escalada solo, Olga não está totalmente sozinha, Kaspersky Lab apoia as expedições da alpinista com entusiasmo!

 

Elbrus fica nas montanhas do Cáucaso do Sul da Rússia e tem dois picos. O cume ocidental está 5.642 m acima do nível do mar e o pico oriental é um pouco mais baixo, a 5621m. Olga decidiu focar sua atenção no pico ocidental, mas se tudo correr conforme o previsto, ela será capaz de lidar com seu vizinho oriental também.

Olga, quais são seus planos para a escalada?

Meus planos são basicamente o seguinte:

Começarei pelo Mineralnye Vody e vou até o Terskol. No dia seguinte, chego ao sopé do Monte Elbrus e ao acampamento “Bochky”, que está a uma altura de 3.900 metros. Durante o terceiro dia e noite subirei ao pico. Então voltarei ao Bochky ou Terskol. Terei um dia extra para completar a escalada se o tempo estiver ruim.

 

O Elbrus é popular. Muitas pessoas passam por lá, você acha que conseguirá se livrar das multidões e escalar sozinha?

Sim, o Elbrus é muito popular, especialmente durante a temporada alta. Então, não tenho certeza se subirei sozinha até o pico. A vantagem é que sempre haverá alguém para tirar uma foto de mim no cume.

Falando sério, o Elbrus é grande o suficiente para que os grupos possam manter uma boa distância um do outro. Em segundo lugar, a maioria dos escaladores escolhe o jeito mais fácil e vai do pé da montanha ao acampamento Bochky de teleférico e depois vai para o topo da rochas Pastukhov (4800m) por snowcat. Eu quero fazer todo o caminho a pé. Há muito poucas pessoas excêntricas, como eu, dificilmente alguém chegue a meus pés.

Além de famosa, Elbrus é uma montanha perigosa. Quais são os maiores desafios ao scalar o Monte Elbrus?

Elbrus é uma das montanhas mais mortais, por causa de sua fama e acessibilidade (para os moradores da Rússia) um monte de gente mal treinada vem chega até aqui. Além disso o monte Elbrus é muito enganador, quando há bom tempo, a rota pode ser vista com claridade e tudo parece óbvio. Por isso, alpinistas inexperientes não se preocupam com suas roupas e equipamentos de escalada. No entanto, o clima no Monte Elbrus muda muito rapidamente: em poucas horas, um bom dia pode tornar-se desagradável, nublado e ventoso com visibilidade quase zero. Nessas condições, é fácil se perder e congelar até a morte.

 

E quanto aos spas em volta do Elbrus? Você gostaria de experimentas a água mineral Narzan?

Meu plano tem um dia livre reservado para o caso de problemas com o clima. Se tudo correr bem usarei esse dia para visitar Narzan para que eu possa descansar e me recuperar da subida.

 

A data original desta escalada era outra. Por que você mudou?

Pensei que seria legal fazer minha subida coincidir com o aniversário da Kaspersky Lab. Fazer com que a companhia complete oito anos sendo representada por um embaixador nas alturas, perto de conquistar o próximo pico.

Besides it so happened that  my family is away on holiday and I don’t have much to do in Moscow. So why not use this time to climb Elbrus and then get back home when my family gets together. There is a lull at work too. The timing is perfect!

Além disso minha família está de férias, viajando, e eu não tenho muito o que fazer em Moscou. Então por que não usar esse tempo para subir Elbrus e depois voltar para casa, para que toda a família se reúna. A ocasião é perfeita!

 

Quando é o melhor momento para scalar o Monte Elbrus? Quando você considera que seja a temporada de escalada?

A temporada de escaladas no Monte ELbrus é bem longa, da metade de junho até meados de setembro. Como eu disse, a época de minha viagem é definida de acordo com meus outros compromissos, trabalho e família. Afinal de contas a aventura é uma coisa, mas a vida continua!

Nós apoiamos Olga incondicionalmente e esperamos ansiosamente por mais notícias da Expedição Kaspersky pelos 7 Vulcões!

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.